photo credit: Fernando Biagioni

About the artist

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Priscila Amoni nasceu em Belo Horizonte, Brasil, em 1985.

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais e Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, hoje trabalha como Pintora Muralista e Diretora de Arte no cinema.

Começa a pintar telas em 2008, mas é em 2013 quando seu trabalho ganha um novo sentido, ocupando os espaços públicos e ganhando os grandes formatos.

A artista tem murais em cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Também viveu em Lisboa durante 3 anos, onde, além do seu mestrado, participou em três exposições coletivas, uma delas na Galeria Arte Periférica, localizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. No Brasil também participou de exposições coletivas, como "Vermelho é a cor da esperança", no Espaço 104, Belo Horizonte e “Panaceia”, na Casa Camelo. Seus trabalhos são comumente utilizados para projetos gráficos, como  por exemplo a capa dos discos “Camaleão Borboleta”, da banda Graveola e o Lixo Polifônico,  “Enero”, do Confeitaria, e “Mana”, de Luiz Gabriel Lopes.

Seu trabalho é a expressão de sua relação com o poder feminino e das plantas, o estudo de sua força e seu sentido de cura, sempre privilegiando a perspectiva do conhecimento popular das minorias, principalmente as de cultura oral, como o xamanismo indígena, cultura popular, cultura negra, etc.

Em sua obra mulheres e plantas e mulheres-plantas são curandeiras brasileiras, são negras-índias de cuja cabeça nascem plantas, órgãos vitais são frutas, pulmões podem ser bananas ou babosas, o coração pode ser uma pitaya o útero um grande cacho de guaranás. Criam-se hibridismos para reforçar nossa não separação com a natureza e o poder de transmutação presente dentro de nós.

O seu processo de criação é normalmente ligado ao espaço onde a obra acontece. Pintar é uma forma de pedir e desejar. A figura pintada surtirá efeito sobre o espaço e a medicina das cores se fará. Como por exemplo no trabalho pintado na ala feminina do Hospital Psiquiátrico Galba Velloso, a moça reza um alecrim, que é a planta da alegria, e tem na cabeça um cocar de comigo-ninguém-pode, planta de proteção. A pintura é uma forma de orar, e nada prova que não seja eficaz.